Neoclassicismo


Pinturas Neoclássicas

Com a busca no equilíbrio e na simplicidade de suas pinturas, as características marcantes que nasceram no século XVIII, foi em reação ao Barroco e o Rococó. Além de ser um movimento artístico, foi também um movimento cultural que foi marcado por mudanças. A arte então, passou a interpretar os interesses e hábitos da burguesia da época da revolução francesa no império napoleônico. Antes das mudanças culturais a arte buscava harmonia do colorido e exatidão nos contornos relembrando a arte Greco-Romana.
Dois dos principais artistas franceses é Jacques Louis David e Dominique Ingres, não podendo se esquecer de outros grandes gênios da pintura como, Gérard, Chasseriau, Caban El, Henner e Bouguereau.

Obras Neoclássicas









Obra o juramento dos Horácios e o Cupido e Psiquê

Jacques-Louis David


















Jacques-Louis David (nasceu em Bruxelas,Paris 30 de agosto de 1748) foi um grande pintor francês, o pintor que mais tem característica representante do neoclassicismo. Controlou durante anos a atividade artística francesa, sendo o pintor oficial da Corte Francesa.

Napoleão Bonaparte


















Napoleão Bonaparte por Jacques-Louis David

A morte de Marrat e Retrato de Lavoisier e sua esposa













A esquerda a obra, A morte de Marat e a direita a obra Retrato de Lavoisier e sua esposa

Jean Auguste Dominique Ingres - pintor


















Jean Auguste Dominique Ingres, também conhecido simplesmente por Ingres, foi um pintor francês do neoclassicismo, discípulo de David e um notável desenhista.Suas obras ressaltam o tratamento ao nu feminino, as formas perfeitas de contornos concisos que dão um tom de beleza e serenidade, de uma verdadeira obra prima.

A grande Odalisca











A grande Odalisca obra feita pelo pintor Jean Auguste Dominique Ingres

Napoleão entronizado e O sonho de Ossian
















À esquerda a obra "Napoleão entronizado" e do lado direito a obra "O sonho de Ossian". Montagem feita com as duas obras do pintor Jean Auguste Dominique Ingres.

Revolução Francesa

As primeiras causas da revolução foram a crise financeira que a França passava no momento - época em que os mais endinheirados eram isentos de impostos causando uma balança comercial negativa, sua participação da Independência dos Estados Unidos da América, e na derrota da Guerra dos Sete Anos levando os seus gastos às alturas, o que ajudou a explodir a revolução. A Revolução Francesa foi um marco para a história da França e da Europa, conduziu o continente à guerras e acabou com a instalação do Império Napoleônico. Quando começou a revolução Napoleão era apenas tenente até se tornar o general mais famoso da época. Durante 15 anos Napoleão esteve no poder da França e nesse tempo conquistou grande parte da Europa.

Imagem - revolução francesa















Obra "Liberdade do povo" de Eugéne Delacroix ,relatando a revolução francesa.

Jean Antoine Houdon - Escultor


















Jean Antoine Houdon (Versalhes, 20 de Março de 1741 – Paris, 15 de Julho de 1828) foi um famoso escultor do estilo neoclássico . Houdon ficou famoso pelos bustos e estátuas que esculpiu de filósofos, inventores e figuras políticas do iluminismo. Houdon tem entre suas obras bustos e estátuas de Denis Diderot (1771), Benjamin Franklin (1778-79), Jean-Jacques Rousseau (1778), Voltaire (1781), Molière (1781), George Washington (1785-88), Thomas Jefferson (1789), Louis XVI (1790), Robert Fulton (1803-04) e Napoleão Bonaparte (1806).

Escultura Diana caçadora


















Escultura de Diana Caçadora de 1790

Arquitetura Neoclássica

A valorização da arquitetura neoclássica foi uma reação dos intelectuais da época em resposta aos gêneros Barroco e Rococó. Uma das principais características é a inspiração na arquitetura Greco-Romana, onde aparecem heranças como a presença de abóbadas, grandiosidade e imponência.
Um monumento que tem muitos aspectos da arquitetura Greco-Romana é o Panteão de Paris, de Pierre Jean David (mais conhecido como David d`Angers), o Panteão foi construído para substituir um mosteiro que havia no mesmo local.
Foi inspirado no Pantheón romano, em sua parte das colunas de sustentação da abóbada, e é um memorial para grandes pessoas da história da França.
Outro monumento arquitetônico importante da França é o Arco do Triunfo, ao contrário do Panteão de Paris que tem características Greco-Romanas, o arco representa a aristocracia e o poder do império Napoleônico homenageando os seus heróis de guerra. Projetado por Jean Chalgrin, o Arco do Triunfo é símbolo do patriotismo francês.

Arquitetura do panteon








À esquerda, a visão de fora da panteon e a direita a parte interna da mesma arquitetuta de origem e influência grega.

Étienne-Louis Boullée









Étienne-Louis Boullée (nasceu em Paris,no dia 12 de fevereiro de 1728) foi um visionário arquiteto neoclássico francês, de grande influencias para as próximas gerações.
Boullée estudou com Jacques-François Blondel, Germain Boffrand e Jean-Laurent Le Geay, com quem aprendeu a clássica arquitetura francesa dos séculos XVII e XVIII. Foi aceito na Academia Royal em 1762 e também chamado de "o arquiteto de Frederico II da Prússia", título de grande prestígio. Entre 1762 e 1778, projetou várias residências particulares e também o Hotel Alexandre e o Hotel de Brunoy, em Paris. Junto com Claude Nicolas Ledoux são os maiores arquitetos da França na época.

Arquitetura de Étienne-Louis Boullée












Imagem de um cenotáfio(memorial fúnebre erguido para homenagear pessoas cujos restos mortais estão em locais desconhecidos)

Molière - dramaturgo


















Jean-Baptiste Poquelin, ou Molière (batizado em Paris a 15 de Janeiro de 1622), foi um famoso dramaturgo francês.
Por seu trabalho como ator e encenador foi considerado um dos melhores comediantes da frança.Teve um papel muito importante na dramaturgia francesa e suas obras continham críticas a costumes da época, criando o lema "ridendo castigat mores". É considerado o fundador, indireto, da Comédie-Française.

Trailer do Filme - As aventuras de Moliére





Trailer do filme de ficção que conta a vida e as aventuras da vida do grande dramaturgo francês Moliére.

Camille Saint-Saëns - músico e compositor


















Camille Saint-Saëns nasceu em Paris no dia 9 de outubro de 1835 e foi um grande compositor, pianista e organista, cuja obra mais conhecida é a opera de Sansão e Dalila.

Seu pai faleceu quando só tinha quatro meses de idade e Camille foi criado pela mãe e por uma tia.
Aos dois anos e meio de idade o garoto Camille já adorava brincar com as teclas do piano e em muito pouco tempo já tocava melodias pequenas sem ter sido ensinado por ninguém. Sua mãe e sua tia lhe deram as primeiras lições de teoria musical, depois ao passar o tempo virou um dos grandes nomes da música neoclássica.

Musica de Camille Saint-Saëns

Opera Sansão e Dalila de Camille Saint-Saëns











Saint-Saëns compôs várias óperas,entre elas a sua obra prima é Samson et Dalila (Sansão e Dalila).

Charles de Montesquieu - filósofo


















Charles-Louis de Secondat, ou também conhecido como Charles de Montesquieu, senhor de La Brède ou barão de Montesquieu, foi um político, filósofo e escritor neoclássico francês.Uma de suas obras mais famosas é a Teoria da Separação dos Poderes,consagrada em muitas das modernas constituições internacionais.
Aristocrata, filho de família de nobres, nasceu no dia 18 de Janeiro de 1689 e muito rápido teve contato com uma formação iluminista. Apareceu como um crítico severo e irônico da monarquia absolutista decadente, bem como do clero católico. Possui sólidos conhecimentos humanísticos e jurídicos e era frequente também nos círculos da boêmia literária em Paris. Em 1714, entrou para o tribunal provincial de Bordéus,o qual presidiu de 1716 até 1726. Fez muitas viagens pela Europa e, de 1729 a 1731, viveu na Inglaterra.

Frases de Charles de Montesquieu

- "Um governo precisa apenas saber vagamente o que a traição é, e vai contribuir para o despotismo".

- "A pessoa que fala sem pensar, assemelha-se ao caçador que dispara sem apontar."

- "Leis inúteis enfraquecem as leis necessárias."

- "Quanto menos os homens pensam, mais eles falam"

- "Defenderei sempre o direito de discordarem de mim."

Denis Diderot - escritor e filósofo


















Denis Diderot (nasceu em Langres,Paris em 5 de Outubro de 1713) foi um dos maiores filósofos e escritor neoclássico francês.
A primeira obra literária de relevância em sua carreira é "Lettres sur les aveugles à l’usage de ceux qui voient", onde expõe a evolução do seus pensamentos nas correntes deísta e cepticista, tal obra culmina em sua prisão.

Poesia de Denis Diderot

Denis Diderot

Momento na vida

A noite com seu punhalada escuro
O coração nunca pára de pensar
aqueles madrugada solidão
em que me fez pensar

Por que estou vivo?
razões a seguir,
desta forma encharcadiço
vai o meu destino

Por que estou vivo?
Buscando uma solução
livre como o vento
Sou livre de tormento

Eu estender a minha mão para o céu
Com tristeza e pesar empresa
O gelo frio geada que lamento a minha
enquanto ventos da dor meus pensamentos Turban

Por quê?
Qual é a saída?
Eu afundado na terra
Bem, eu vivo para morrer

Por quê?
Qual é a saída?
E se eu mostrar a fonte da vida
A morte, peço-vos imploro

Quando e porquê?
Minha alma retornou para voar
Quando e porquê?
Seu vôo não gostou da Phoenix renasce

Sentir o medo com destino
Me engasgada com a minha maneira
Voltando ao perdidos
Buscando um novo começo.

Augustin Pajou - escultor


















Augustin Pajou nasceu em Paris no dia 19 de setembro de 1730 e foi um brilhante escultor neoclássico francês.
Sua infância inteira passou em Paris, e já muito jovem começou a ter aulas com o mestre escultor Jean-Baptiste Lemoyne. Logo aos 18 anos de idade ganhou o Prêmio de Roma, em reconhecimento ao seu talento, completando seus estudos na capital italiana.

Netuno

Mercurio

Busto de Madame du Barry


















Busto de Madame du Barry feita em 1773 por Augustin Pajou